top of page

O projecto “Objectos Experimentais” surge em 2015 e durante todo esse ano, desafiou artistas contemporâneos a construir “objectos” interactivos de cariz mecânico e/ou tecnológico na cidade de Viseu. Cada artista convidado ficou em residência aberta, durante duas semanas, no espaço experimental da Galeria Saguão onde, diariamente, os visitantes puderam acompanhar a evolução e construção das obras. Todos os “objectos” foram pensados para ser inaugurados em espaços públicos no centro histórico de Viseu, onde foram posteriormente instalados, “encenados” e apresentados ao público.

Já em 2016, uma exposição na Quinta da Cruz patente durante três reuniu o trabalho dos seis artistas permitindo o cruzando de linguagens e abrindo a experiência ao público que não esteve oportunidade de visitar as obras in loco.

Em Dezembro de 2016, com a coorganização do Município de Viseu no âmbito do programa Viseu Terceiro, os "Objectos Experimentais" realizaram a sua segunda edição que desta vez procurou articular diferentes formas de pensar a arte contemporânea na criação de objectos artísticos. A escritora Joana Bértholo esteve em Viseu, inspirou-se e produziu uma série de histórias fantásticas em torno de mecanismos interactivos. João Dias e Steven Barich interpretaram e construíram algumas dessas máquinas. A exposição esteve patente no Parque Aquilino Ribeiro entre 7 e 11 de Dezembro.

 

bottom of page